Truques de Cozinha
Início hoje uma nova rubrica que se destina a todas as donas e donos de casa.
Estás em casa e não sabes o que fazer para o jantar? Queres o arroz soltinho??
Tens um cheiro nas mãos que não se pode, e queres ir prá Disconaite pró engate???
Eu Ajudo-Te!!!
Arroz:
- Se queres deixar o arroz mais soltinho coloca umas gotinhas de limão na água, que fica parece arroz XAU-XAU
Alho:
- Para tirar o cheiro do alho das mãos não as esfregues; põe-as debaixo de uma torneira com água corrente e espera um ou dois minutos.
- Separa os dentes de alho um a um, depois com a faca tira os dois lados do dente do alho, e com um cabo da faca dá um toque em cima , vais ver que a casca se solta que é uma maravilha!!
- Nunca uses o alho para temperar peixes, pois eles tiram todo o seu sabor ao peixe. Deixas de conseguir perceber se é sardinha ou se é polvo!
Bacalhau:
- Para tirar o sal ao bacalhau, corta-o aos bocados, tira-lhe as peles e as espinhas e lava-o tantas vezes em água quantas necessário para ficar no tempero que queres.
- Se por qualquer motivo te esqueces-te de pôr o bacalhau a demolhar, põe-o dentro de água cortado em postas com folhas de couve portuguesa. Ficas com o bacalhau demolhado em mais ou menos três horas. Ficas também com as couves salgadas prontas a cozer em água sem sal.
Camarões:
- Para conservar camarões inteiros (com cabeça) frescos durante +/- seis meses, divide-os em quantidades a serem utilizadas numa refeição, coloca-os em recipientes plásticos, cobra com água, tampa e leva ao congelador. Quando forem descongelados os camarões estarão como se fossem pescados no dia.
- Deve-se deixar o Camarão na água a ferver mais ou menos 3 minutos (depende do tamanho deles) e imediatamente depois de cozido, colocar numa travessa, polvilhar com sal, cobri-los com cubos de gelo (para que o Camarão fique rijo) e colocar no congelador.
Cebola:
- Para não te vir a lágrimazita ao olhos quando estás a cortar a cebola, espeta na ponta da faca um pedaço de pão. Vais ver como resulta!!
- Para cortar cebolas sem chorar é só corta-las debaixo da torneira com água corrente.
- O cheiro e o sabor da cebola desaparece da boca se mastigares uns grãos de café ou um bocado de salsa
Cheiros em geral:
- Para tirar cheiros das mãos, especialmente o cheiro dp peixe, alho, cebola e outros, basta que laves as mãos em água corrente abundante, usando um objecto de aço inoxidável (por exemplo: colher pequena, etc.) como se fosse uma barra de sabão. O cheiro desaparece como por mágica. Nunca, mas NUNCA MESMO, uses detergente, sabão, ou outros produtos semelhantes, pois fixam ainda mais os cheiros.
Claras em castelo:
- Para obter claras bem firmes ao bater na batedeira, acrescenta às claras uma pitada de sal.
Fritos:
- Para diminuir o cheiro a fritos, põe uma caneca com água e cravinhos e deixa-a estar a ferver durante todo o tempo que dura a operação.
- Durante a fritura, ferve uma casca de laranja em fogo baixo ou coloca um potinho com vinagre branco perto do fogão.
- Para evitar que o azeite ou o óleo salpique quando fritas ovos ou qualquer outro alimento, acrescenta uma pitada de farinha à gordura já quente. Vais ver que é infalivél.
Limpar o Microondas:
- Sabes como o fazer de uma forma simples? Colocas lá dentro uma metade de um limão, põe-o a funcionar numa potência média durante 1 minuto. Abres e limpas com um pano seco.
Morangos:
- Para ficarem bem lavados, deita umas pedras de sal na água. Só depois é que os deves passar por água pura. Os morangos devem ser colocados na parte menos fria do frigorifico, para não perderem o sabor. Congelá-los, nunca!
Ovos:
- Quando quiseres descascar ovos cozidos quentes, mergulha-os em água fria.
- Para verificar se não foste enganado/a certifica-te se os ovos que compraste são frescos. Basta mergulhá-los numa panela cheia de água. Os ovos frescos mergulham na horizontal.
- Se quiseres cozer um ovo e este tenha a casca rachada e queres evitar que a clara saía, envolve-o numa folha de alumínio e coze-o novamente. Depois mergulha por 10 minutos em água fria.
- Para descascar ovos cozidos com facilidade, coloca um pouco de sal na água da cozedura. Isto também é bom para evitar que se partam.
Pão:
- Se chegares a casa e só tiveres pão da véspera faz o seguinte: borrifa-o com leite, embrulha-o num papel grosso e leva-o ao forno. Vais ver que é como se estivesses a comer pão do dia.
Pepino:
- Toda a gente sabe que é bastante indigesto. A solução para isto é cortá-lo em rodelas finas, depois de descascado, coloca-o 2 horas de molho em água fria. A seguir escorre-o e tempera-o. Vais ver que não tens azia!
Polvo:
- Ao cozeres um polvo , junta uma cebola crua, quando a cebola estiver cozida, o polvo também está.
- O polvo tem tendência a ficar rijo. Para que isso não aconteça, nunca ponhas sal enquanto estiver a cozinhar, tempera-o apenas depois de pronto!
- Para o polvo ficar bem tenro, quando o fores cozer, junta na água uma rolha de cortiça.Fica sempre tenrinho.
Salsa:
- Para conservares um ramo de salsa por muito tempo, corta-a finamente, mete-a numa taça de plástico, e mete no congelador, vais ver que tens salsa para um ano inteiro, sem melar e sempre com o cheirinho da salsa.
Sandes:
- Para as conservares de um dia para outro, embrulha-as num guardanapo molhado em água bem torcido. Vais ver que no dia seguinte, continuam frescas.
Sardinhas:
- Para tirares o cheiro da sardinha assada das mãos, pega no sabão, sabonete, detergente ou o que for e lava uma mão de cada vez. Não esfregues uma na outra. Vais ver que o cheiro sai imediatamente.
- Para quem enjoa quando come sardinhas, deve retirar um fio preto que se encontra nas costas da sardinha.
Não acreditas que isto funciona?? Testa e diz-me!!
BA
1 comment:
Passei-me!!! O meu Bubinha é um artista!! Adorei as receitas, as dicas, as loucuras!!! ATé adorei o coelhão ... hum
Post a Comment