Jun 25, 2007

Estudo: Filhos mais velhos são mais inteligentes

Um estudo realizado por pesquisadores noruegueses revela que os filhos mais velhos têm, normalmente, um QI mais alto que os irmãos mais novos.



Após a análise de cerca de 250 mil pessoas a conclusão é que os primogénitos alcançam uma pontuação mais alta nos testes de inteligência, sendo seguidos pelos irmãos sucessores, o segundo mais velho, o terceiro mais velho, etc.



A pesquisa mostra, aliás, que, quando as crianças perdem o seu irmão mais velho, assumem o seu lugar, desenvolvendo o seu quoficiente de inteligência (QI). Contudo, para os professores Petter Kristensen, do Instituto Nacional de Saúde Ocupacional de Oslo, e Tor Bjerkedal, do Serviço Médico das Forças Armadas da Noruega, a explicação não é biológica.



Uma das razões apontadas como das mais importantes para o «mais velho» se desenvolva intelectualmente é o facto de, durante um certo período de tempo, não dividir a atenção dos pais com mais ninguém.



«O que conta é a posição social dos irmãos e não as diferenças biológicas entre eles», sustentam os responsáveis pelo estudo, que foi publicado na revista Science na passada semana.



Há ainda outros especialistas que ligam a diferença do QI ao útero da mãe, porque, a cada gravidez, a mãe produz uma quantidade maior de anticorpos, que podem afectar o cérebro do bebé.



in Diário Digital



BA

No comments: