Jul 4, 2007

Jorge Palma – Voo Nocturno



Jorge Palma editou na passada segunda-feira o álbum «Voo Nocturno», um registo de um piloto de longo curso que paira sobre o Amor e o retrato social.


«Voo Nocturno» apresenta 12 canções e uma faixa «escondida» entre o rock e a balada, nos quais Jorge Palma tem deixado uma impressão pessoal há cerca de trinta anos.


O músico gravou o álbum entre Setembro de 2006 e Março deste ano com o mesmo grupo de músicos com que tocou também no álbum anterior, «Norte», e a que chamou Os Demitidos.


A produção está a cargo de Flak, dos Rádio Macau, e todas as composições são assinadas por Palma.


«Voo Nocturno» remete para o livro de Antoine de Saint Exupéry, que Palma leu nos seus 18 anos.


Em entrevista à agência Lusa, Jorge Palma diz que não se importaria de ter sido piloto - «quem sabe um dia destes tiro o brevete» -, para poder apreciar lá de cima o que se passa ao nível do chão.


É um voo rasante ao Amor, em temas como «Rosa Branca» ou «Vermelho Redundante», com letra de Carlos Tê, mas também um tiro cruel à sociedade em «O centro comercial fechou».


Composto em momentos de inspiração, na praia ou «no sofá a altas horas da madrugada», «Voo Nocturno» ruma também ao sul em «Gaivota dos Alteirinhos», numa referência à praia alentejana onde passa férias na Zambujeira do Mar.


Descrevendo-se como «um engenheiro de pontes entre amigos», Jorge Palma convocou afectos e juntou alguns amigos, não só para gravar o álbum como também para o teledisco do single «Encosta-te a mim», em que entram, por exemplo, Sérgio Godinho, David Fonseca, Rui Reininho, Lena d´Água, Xana ou Janita Salomé.


«O que eu faço afinal são pontes», sublinha o autor, ao referir-se ainda aos músicos com quem gravou «Voo Nocturno» e que são de uma geração mais nova: Marco Nunes, Miguel Barros, André Hollanda e Miguel Ferreira.


«Voo Nocturno», o título também de um dos temas do disco, termina com »A Velhice«, música que Palma compôs a partir de um texto de Samuel Beckett para o espectáculo de João Lagarto «Começar a Acabar».


Escondida está uma faixa em que Jorge Palma canta em inglês apenas à guitarra e diz remeter para os tempos em que tocou no Metro em Paris e nas ruas.


«Voo Nocturno», que Jorge Palma considera ser um dos seus melhores registos, é o 11.º álbum de estúdio do músico, sucedendo aos recentes «Norte» (2004) e «Jorge Palma» (2001).


Diário Digital / Lusa



Deixo aqui o Link para um excerto do album.


Jorge....desculpa lá...mas sabes como a vida anda FO#&%$ pra andar a comprar albums :(


E concerteza não vai vir assim tanta gente ao meu blog :)


BA

No comments: